quinta-feira, 4 de abril de 2013

Grupo de Inteligência de Mercado: melhores práticas de mercado


Venha participar!!!  


A competitividade valorizou ainda mais a transformação da informação em inteligência.  Gerir de maneira estratégica os dados e informações sobre o negócio, a concorrência e o mercado tornou-se um diferencial competitivo para as organizações e tem alterado o rumo dos negócios.   Ao mesmo tempo, identificar sinais que direcionem para oportunidades ou riscos de mercado tornou-se um importante passo para a antecipação de tendências. Nesse contexto, o tema “inteligência de mercado” ou “inteligência competitiva” tem ganhado força nas empresas.
Com o objetivo de dar continuidade e ampliar os conhecimentos sobre esse tema, um grupo de alunos do curso de pós-graduação em Inteligência de Mercado da Fundação Instituto de Administração – FIA – criou um Clube de Inteligência de Mercado. A missão do grupo é reunir alunos, acadêmicos e profissionais do mercado que estejam interessados em trocar experiências profissionais e conhecer um pouco mais sobre o tema “inteligência”, sua aplicação e gestão dentro de diferentes organizações – independente do porte ou segmento.
A efetivação como “sócio” do clube é gratuita, no entanto, é preciso que o interessado(a) contribua convidando um gestor de sua empresa para participar dos encontros como “mentor”. O papel do “mentor” é colaborar com uma apresentação que envolva diretamente ou indiretamente o tema “inteligência de mercado” e participar, sempre que possível, dos encontros realizados mensalmente pelo clube. O mentor pode ser um gestor das áreas de Planejamento Estratégico, Inteligência, Gestão da Informação, Inovação, Estudos Corporativos ou, dependendo da estrutura de cada organização, áreas correlatas com as apresentadas. O objetivo é que, em linhas gerais, ele possa compartilhar informações sobre o perfil da empresa em que atua e os temas: “tomada de decisão” e “gestão do conhecimento”.
Todo encontro conta com a participação da figura de um “mediador”, que é a pessoa responsável por auxiliar na dinâmica dos encontros e “provocar” os sócios e mentores a interagirem e trocarem experiências. Em geral, o papel do “mediador” é exercido por um professor ou representante da FIA. Os encontros são realizados mensalmente nas dependências da escola de negócios Saint Paul, localizada na Rua Pamplona, 1616, às 19h30.
Para mais informações e inscrição, entre em contato com Liliane Gonçalves - Email: lilianealvesgoncalves@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário