quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ata da Primeira Reunião do Clube de Inteligência de Mercado


Inteligência de Mercado na SulAmérica



O setor de seguros é um importante  mercado, tanto no Brasil como no mundo. Só no Brasil, o setor cresce de duas a três vezes mais que o PIB. Nesse ambiente favorável, atua a SulAmérica, que é considerada a maior empresa seguradora independente, ou seja, que não tem ligação com instituições financeiras, e o quarto maior grupo segurador do País.

A companhia é organizada em quatro unidades de negócios, são elas: saúde/odontológico, auto e ramos elementares, vida e previdência e gestão de ativos. Com presença nacional, a companhia tem predominância de suas receitas nos segmentos de saúde/odontológico e auto e automóveis.

Dentro desse contexto dinâmico, a SulAmérica entende que Inteligência de Mercado se torna cada vez mais estratégica para a companhia. Nos últimos anos, a área esteve ligada à estrutura de Planejamento Estratégico – que, atualmente, pertence à Diretoria de Estratégia e Execução. Hoje, está ligada à equipe de Projetos e Processos Corporativos.

A área de Inteligência de Mercado faz uso de uma “rede” de inteligência, na qual busca captar os pontos focais das unidades de negócio e, também, da própria companhia. Além disso, utiliza-se de fontes externas, tais como federações, órgãos reguladores e instituições governamentais.  É uma área que, além de coletar dados e informações,  desenvolve projeções de mercado, porém sem utilização de modelos estatísticos/econométricos.

Dando suporte à Inteligência de Mercado, a companhia atua com Gestão do Conhecimento, que tem um papel importante na mudança cultural da empresa - foco de produtos para clientes. Além disso, trabalha em prol da disseminação de informações, porém com restrições de áreas, pois há um receio no compartilhamento de informações.

Na SulAmérica, as tomadas de decisões ocorrem em três diferentes níveis: Estratégico, Tático e Operacional. A empresa desenvolveu comitês de alinhamento para disseminar as informações. Apesar de todos os processos adotados desde a coleta dados até a tomada de decisão, ainda faltam metas compartilhadas entre as unidades de negócio e apoio. Além disso, partes das decisões são tomadas sem embasamento técnico, ou seja, há uma dificuldade em compreender cenários que não têm dados suficientes.

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