quinta-feira, 15 de março de 2012

Por que Inteligência de Mercado?

Como viver nesse boom de informações? Twitter, Facebook, notícias online, nas duas últimas décadas o mundo se acelerou, o mundo encurtou, apagou sua memória, intensificou-se o presente e o futuro virou algo sempre a se mudar. O historiador Eric Hobsbawn, analisando o século XX, diz que nos seus últimos 50 anos a humanidade viu serem inseridas em seu convívio mais inovações do que em todo resto de sua história. O que dizer do século XXI?
 A rapidez e a quantidade de informações fazem as empresas se adaptarem, modernizarem. Há cinco anos ninguém sabia o que era inteligência de mercado, hoje se mostra essencial, principalmente para mercados extremamente competitivos.
 A área de inteligência de mercado numa empresa tem como finalidade de entender o mundo ao seu redor para melhor posicionar sua empresa. Ou seja, aumentar seu lucro. A área de IM trabalha em duas frentes:  planejamento e monitoramento de mercado concorrencial.  Uma área de inteligência de mercado pode demorar anos para operar em alto nível, mas um bom começo é um monitoramento dos pontos de venda, visando sua maior racionalização e um benchmarking competitivo, com as boas práticas do segmento em que a empresa está inserida.
Inovação é algo a ser acompanhada e implementada sempre pela IM; o uso de ferramentas básicas como SWOT, análise de cenários, 5 forças de Porter, tópicos chaves de inteligência de mercado, entre outros são essenciais para a empresa manter em alto nível concorrencial. Porque assim como permanece quem faz melhor, quem não se moderniza fica para trás e quando viu já não é!
 Outro fator crucial é saber trabalhar em rede. Assim, é necessário a esse profissional possuir uma boa comunicação com todos os stakeholders participantes do processo interno de tomada de decisão.
 Assim, cada vez mais vez mais a área de inteligência de mercado está se transformando em essencial para as empresas – devido  ao ritmo dos negócios aumentando rapidamente, sobrecarga de informações, aumento da competição, mudanças políticas tomadas rapidamente que afeta as empresas, rápidas mudanças tecnológico e a ‘aceleração’ do tempo no mundo pós moderno. Por tudo isso se faz necessária uma área para racionalizar a informação.  Ou como disse Bill Gates:  "o modo com você reúne, administra e usa a informação determina se você vencerá ou perderá. Há mais concorrentes. Há mais informações sobre eles e sobre o mercado, que agora é global.. o fluxo de informação é força vital de sua empresa, porque lhe permite obter o máximo de seu pessoal e aprender com seus clientes".

2 comentários: