terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Benchmarking I: “Nada se cria, tudo se copia" ~ Chacrinha


Muito temos que aprender com o palhaço Chacrinha. Ele é visto com olhos atuais como um gênio do marketing e pode ser visto, como um exemplo de inteligência de mercado.

Quando questionado uma vez que seu programa era uma cópia dos outros, ele soltou essa famosa frase que ficou no consciente coletivo do brasileiro: 'nada se cria tudo se copia'. Trata-se de uma das frases preferida dos químicos e ainda John lennon eternizou tal conceito na música 'All You Need is Love' no trecho “There's nothing you can do that can't be done”.





Ou seja, a cópia, imitação, buscar referência nos outros... faz parte do jogo. Dentro das empresas isso se chama Benchmarking - Método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas. Definição da Fundação Nacional da Qualidade. Fonte: Benchmarking – Relatório do Comitê Temático. Trata-se de uma das principais ferramentas de IM, mas é incompleta por essência, pois aqui você busca a inovação dos outros e não fabrica sua própria inovação. Pode-se dizer que é essencial para não ficar para trás.

A principal forma de realizar esse benchmarkinkg é o monitoramento da concorrência. Alertas na internet, comunicação com a área de vendas e até consultorias especializadas fazem esse tipo de serviço.

No capitalismo a concorrência é um dos principais pilares. Assim, o processo de aperfeiçoamento das empresas requer olhar para o lado. Empresas que não analisam sua concorrência tendem a não sobreviver. Ou como dizia o seriado famoso dos anos 90 chamado arquivo X - A verdade está lá fora.

Por fim, no mundo, quem faz melhor é quem é lembrado e fica na história, como Darwin ou até mesmo o Facebook. Sempre se falem evolução, Darwin ficou na história por ter a teoria melhor desenvolvida (demorou aproximadamente 10 anos para escrever a Origem das Espécies). O Facebook não foi o primeiro site de relacionamentos e mídias sociais. Assim o benchmarking vem nesse sentido, copiar para desenvolver melhor!

Veja também  parte II desse artigo – Benchmarking II: Compartilhar para ganhar




Um comentário: