quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Importância da Análise Social na Inteligência de Mercado


A grande dificuldade hoje nas empresas é encontrar profissionais que consigam analisar dados. Muitos conseguem ler, mas entender o que números e informações querem dizer é outra coisa. A análise social desses dados, e aqui por social entende-se econômica, administrativa e até sociológica, é a essência da inteligência de mercado.


Esse blog tem esse objetivo. Tentar mostrar análises e conceitos em um linguajar fácil. Usando como referência também conceitos e exemplos fora da administração. E mais: usar as ciências sociais como a base do estudo de mercado. O que percebo nesses anos trabalhando é que há muito pouco desenvolvimento de ideias e contestação de suas verdades universais.

Porque é necessário saber um pouco sobre política e legislação para se realizar uma análise PESTAL ou PASTEL (análise macro sobre política, economia, social, tributária, ambiental e legislativa sobre um dado), de sociologia para entender o porquê do preconceito com produtos chineses pelo consumidor, ou até mesmo de antropologia para fazer uma pesquisa etnográfica.

Por isso as empresas erram a priorizar a contratação de engenheiros e estatísticos para essas vagas, sendo que a matemática é apenas um instrumento que se deve manusear para entender um contexto. Esse contexto precisa estar contextualizado, ou seja, estudado por quem faz a análise.

Esse blog foi feito para isso. Aplicar a análise social no que se passa no mercado. Tem como objetivo fazer análise, tentar mexer em conceitos e ferramentas e apontar tendências para o mercado no geral.

E o ponto de partida é esse texto. Espero agradar a quem ler, sem deixar de ser polemico, ser atrativo sem deixar de ser profundo. Essa é a verdadeira função do cientista social na inteligência de mercado: entender e contribuir para as ideias formando um debate. Já chega do pensamento dito de esquerda e preconceituoso com o mundo corporativo ser esquizofrênico e pensar o mundo num jogo de soma zero (em que uns perder para outros ganharem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário