quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pesquisa de Mercado – A melhor forma de entender o mercado


Quando você vai desenhar ou escrever um texto é comum primeiramente desenhar um esboço dele. Esse esboço mostra de forma rápida e aproximada como isso irá se parecer. Assim ocorre nas empesas também.  Ao tomar uma decisão importante, como um lançamento de um produto, a empresa tenta medir primeiramente o impacto dessa ação e isso se dá através da pesquisa de mercado. Ou seja, A pesquisa de mercado é o esboço da tomada de decisão empresarial.


               A pesquisa de mercado consiste e escutar o consumidor, o que ele quer e porque quer, quase todas as empresas de médio e grande porte utilizam esse ferramenta.  Visa  decisões mais corretas, busca o aprimoramento das decisões empresariais. É uma ferramenta que disponibiliza um maior acesso as informações que o mercado fornece. 
Através dela consegue ver comportamento e tendências de mercado. É essencial para a empresa, uma forma de se manter competitiva. Uma boa ferramenta para a tomada de decisões. Através dela, com uma metodologia científica, se sai do achismo das opiniões, e até mesmo do senso comum. Visto por esse lado, é uma boa ferramenta para a inovação e minimiza a possibilidade de futuros erros e premissas erradas.
Assim, a pesquisa de mercado é indispensável para as empresas se manterem competitivas. Com a modernização atual e o desenvolvimento das pesquisas online, uma tendência é cada vez mais as tomadas de decisão estarem amparado em pesquisa, como um ponto de apoio justificável para a ação. Ou como disse Isaac Newton: “Deem uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo”.

Um comentário: