terça-feira, 23 de abril de 2013

2° Reunião do Clube de Inteligência de Mercado


 Inteligência de Mercado na Bayer


A Bayer CropScience é um dos três subgrupos da Bayer AG, que também atua no setores de saúde e materiais inovadores, por meio da Bayer HealthCare e Bayer MaterialScience, respectivamente. Foram definidos quatro pilares estratégicos para a empresa, são eles: portfólio enxuto, reinvenção do foco no cliente ao longo da cadeia de valor, em inovação e no negócio de Sementes.

Na divisão de negócios CropScience, a área de Inteligência de Mercado apresenta quatro divisões de atuação que se complementam: Mercado, Projetos, Planejamento Estratégico e Tendências de Mercado. Esses núcleos respondem para a gerência de Planejamento e Inteligência. A descentralização da área de Inteligência de Mercado tem por objetivo gerar inteligência de negócio para as outras áreas da empresa, como Produtos, CRM, Comercial, entre outras.  

Para que possa cumprir seu objetivo, a área de Inteligência de Mercado faz análises, gera relatórios e, por fim, recomendações para os mais diversos assuntos. São gerados relatórios analíticos como, por exemplo, projeção de área útil por cultura ou área plantada, porcentagem de rentabilidade para o produtor por cultura, entre outros. Além disso, também são gerados relatórios informativos, tais como evolução da taxa de câmbio, reservas cambiais, entrega de fertilizantes, tendência de tempo para o País, entre outras.

Os relatórios respeitam um processo básico que envolve etapas como pesquisa, coleta de dados públicos e de consultorias, processamento, análise, direção e comunicação confidencial e em massa. Além disso, a área também desenvolve projeções de mercado sem utilização de modelos estatísticos/ econométricos.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário