
Qual é a melhor forma de
acompanhar a evolução de seu segmento nas mídias sociais a fim de se realizar
um benchmarking com as melhores práticas do seu setor?
Primeiramente,
a literatura sobre esse assunto é ainda incipiente: Há poucos livros sobre
monitoramento da concorrência por mídias sociais, principalmente na língua
portuguesa. Também em poucas empresas a área de inteligência de mercado usa as
mídias sociais como ferramenta para acompanhar as práticas da concorrência.
Porém, devido o relacionamento das empresas através de mídias sociais com os
clientes ter um de seus pilares a transparência, trata-se sem dúvida de uma
fonte de dados riquíssima para se observar diferenciais e inovações de mercado.
Atualmente
um dos principais, senão principal, mídia social usada pelas empresas é o blog
corporativo. Através dele você consegue acompanhar informações gerais do player
em questão, como ele trata o cliente e informações sobre produtos serviços, promoções,
eventos e descontos. Por a mídia social não ser a principal linguagem da
internet (e sim o site corporativo), você consegue obter mais detalhes que o
website da empresa.
Através do Youtube
é possível perceber como é o marketing geral da empresa, pois normalmente os
vídeos postados no Youtube são parte integrante de uma campanha maior de
marketing e publicidade. Pelo Facebook é possível acompanhar campanhas de
marketing e como é a abordagem do player com seu cliente. Muitas empresas fazem
propaganda no Facebook, além de criar aplicativos. É interessante acompanhar
tais ações também.
Através do
Linkedin é possível saber o perfil do alto escalão das empresas concorrentes, e
assim antecipar-se e entender decisões da concorrência. Por exemplo, se uma
empresa possuí uma área específica de inovação, tende a inovar e ser um dos
lideres do setor. Através do Twitter e do Reclame Aqui, é possível traçar uma
lista das principais reclamações dos clientes com o players e assim se montar
um argumento de diferenciação para estes concorrentes.
Quais dados podem ser observados
nessas mídias sociais? No twitter: quantidade diária e mensal de tweets, número
de seguidores, quantidade de retweets, entre outros. No Facebook: Quantidade de
‘curtir’; Comentários; Compartilhamento, entre outros. No Youtube: Quantidade
de visualizações, quantidade de likes e deslikes, comentários, entre outros.
Esses são alguns parâmetros, muitos outros
podem ser usados. É cada vez mais importante acompanhar as ações da
concorrência, e agora em tempos de uso de mídias sociais, onde empresas estão
começando a usá-las, é preciso um acompanhamento nesse meio também. Segundo Barefoot
e Szabo em seu livro Manual de Marketing em Mídias Sociais:
“Preste atenção no que os seus concorrentes estão fazendo. Se eles
estiverem todos frequentemente as mesmas feiras de negócios, você também deve
frequentá-las. Se eles estiverem usando blogs corporativos e inserindo
comentários nos websites mais importantes da indústria, então você deveria
estar fazendo o mesmo. Avaliar as atividades online dos seus concorrentes é a
prova de fogo para o valor do marketing em mídia social na sua área. Se os seus
concorrentes já estiverem colhendo os benefícios, não espera mais para entrar
no jogo. Se eles estiverem atrasados, essa pode ser sua chance de se tornar um
líder na área.”
A grande vantagem das
mídias sociais é um maior compartilhamento de informações e transparência, o
que os americanos vão chamar de accountability.
“Ao dar às pessoas o poder de partilhar, estamos tornando o mundo mais
transparente.” afirma o CEO e Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
E isso se dá não só em relação à sociedade, como nas empresas também:
-Quanto mais
você observa seus concorrentes, melhor conhece a sua empresa.
Obs: Acompanhe o blog, próxima postagem será sobre outra nova
tendência: pesquisa de mercado via mídias sociais.
Muito obrigado Felipe!
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