Muito temos que aprender com o palhaço Chacrinha. Ele é visto com olhos atuais como um gênio do marketing e pode ser visto, como um exemplo de inteligência de mercado.

Ou seja, a cópia, imitação, buscar referência nos outros... faz parte do jogo. Dentro das empresas isso se chama Benchmarking - Método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas. Definição da Fundação Nacional da Qualidade. Fonte: Benchmarking – Relatório do Comitê Temático. Trata-se de uma das principais ferramentas de IM, mas é incompleta por essência, pois aqui você busca a inovação dos outros e não fabrica sua própria inovação. Pode-se dizer que é essencial para não ficar para trás.
A principal forma de realizar esse benchmarkinkg é o monitoramento da concorrência. Alertas na internet, comunicação com a área de vendas e até consultorias especializadas fazem esse tipo de serviço.
No capitalismo a concorrência é um dos principais pilares. Assim, o processo de aperfeiçoamento das empresas requer olhar para o lado. Empresas que não analisam sua concorrência tendem a não sobreviver. Ou como dizia o seriado famoso dos anos 90 chamado arquivo X - A verdade está lá fora.
Por fim, no mundo, quem faz melhor é quem é lembrado e fica na história, como Darwin ou até mesmo o Facebook. Sempre se falem evolução, Darwin ficou na história por ter a teoria melhor desenvolvida (demorou aproximadamente 10 anos para escrever a Origem das Espécies). O Facebook não foi o primeiro site de relacionamentos e mídias sociais. Assim o benchmarking vem nesse sentido, copiar para desenvolver melhor!
Veja também parte II desse artigo – Benchmarking II: Compartilhar para ganhar
Achei o artigo interessante e aguardo a parte II
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